terça-feira, 4 de novembro de 2008

Não adianta proibir, a solução é agregar!

2 comentários:

cristina bicalho disse...

O celular pode ser nosso aliado na criação de pequenos filmes, entrevistas, trilha sonora para as nossas aulas, etc. Outro dia precisei do "Homem na estrada" dos Racionais e não é que o menino tinha a música baixada no seu celular? Esperamos um uso mais produtivo e pertinente para o celular. Podemos tentar. não é? Abraços. Cris Bicalho

VILA NOSSANOSSAVILA disse...

Numa manhã, à espera da consulta com meu psicólogo, meus olhos buscando ler tudo que vê, é atraído por um frase num pequeno folheto que dizia:
Há dois momentos em que nada pode ser feito: ontem e amanhã. Aquela frase, simples e objetiva me pegou de cheio. Sim porque eu estava ali, cheio de problemas pessoais e de saúde ( pelo menos é o que achava ! ) e seu sentido me apontava uma alternativa: viva o hoje de forma plena e inteira.
A grande maioria dos professores da RMBH trabalham em escolas de periferia, com alunos de uma classe média baixa, em sua maioria excluídos socialmente. Durante nossas aulas, além de ensinar conteúdos, somos levados a trabalhar formas de inserção destas crianças no mundo. Elaboramos e planejamos diversos projetos junto aos alunos, na tentativa de auxiliar a cada um na construção de uma sociedade com valores baseados na igualdade, na lealdade e na dignidade, enfim, a construção de um projeto de vida, onde cada um é um cidadão, que tem deveres e direitos e que precisam, urgentemente, ser respeitados. Planejamos nossas atividades não para um aluno, mas para uma turma, um conjunto de turmas. Quando o professor se alia a outro, nos projetos coletivos de trabalho um fenômeno interessante acontece: distribuem-se tarefas, partilham anseios, medos, constroem soluções, planejam com o outro as diferentes possibilidades. E isso é bacana! Formar uma equipe, que jogam juntos, vibram juntos, avaliam juntos, reformulam juntos sendo o sucesso apenas uma conseqüência deste trabalho. Isto porque num trabalho de grupo impera a linguagem do “nós” em oposição ao “eu”.É o nós que estabelece o caminho, orienta o percurso a ser traçado, fornecendo o maior número de informações através da comunicação. É preciso Comunicar eficientemente para não se “estrumbicar “. Despertar para a beleza da curiosidade, para o sentido da descoberta, o exercício do questionamento, das ponderações e a sensação de pertencimento ao grupo. Cabe aqui uma distinção entre informação, aprendizado, conhecimento e sabedoria.
Hoje o bem mais valioso e mais precioso que temos é a informação. Ter informação é ter poder. A capacidade de apreender estas informações é o conhecimento e a aprendizagem é a transformação da informação em conhecimento. E sabedoria ? Sábio é aquele que usa o conhecimento para o seu desenvolvimento ou de uma nação.
Sensibilidade para fazer bem feito ! Princípio fundamental que norteia o trabalho de qualquer profissional que lida com gente, com pessoas, que possuem um lado humano para ser lapidado, onde as respostas são mais demoradas.
Quando fazemos bem feito e obtemos respostas do nosso trabalho, somos invadidos pelo sentimento de orgulho, de dever cumprido, sentimento que reflete nossos atos e atitudes de profissionalismo, de companheirismo, de agradecimento.
“Eu fiz e fiz com outros”. Neste trabalho eu posso colocar a minha assinatura, por que sou parte dele e muito do seu sucesso se deve à minha participação.
Com a montagem do laboratório de informática temos novas ferramentas a nosso dispor: os computadores e novas tecnologias ( construídas por pessoas ) que sua utilização permite manipular. Se elas estão ao seu dispor, use-as.
Leia de novo: Há dois momentos em que nada pode ser feito: ontem e amanhã.
Hoje é o dia para enfrentar este novo desafio: o uso das novas tecnologias na sala de aula.

ASSIS